Olá
mais uma pra começar bem o ano: o pessoal da Innotek (oops, agora parte da Sun) liberou, quase que silenciosamente, a versão 2.1.0 do VirtualBox, para Windows, Linux, Mac e Solaris. Até aí, parece uma notícia comum de algum fanboy postando no Digg. O que chama a atenção mesmo são os recursos novos dessa versão:
- Suporte à VMs guest 64 bits, mesmo quando o SO host é 32 bits. Basta ter um processador compatível (x64) e que tenha suporte à virtualização por hardware (VT-x ou AMD-V)
- Suporte a discos .VHD diferenciais. (foi lançado, mas não funciona direito ainda. A versão que está no CVS foi corrigida, e a 2.1.1 deve ser lançada em breve com a correção. Quem quiser compilar na mão já pode usar VHDs normalmente no Vbox)
- Suporte a aceleração gráfica via OpenGL na versão Windows. Sim, já dá pra jogar dentro de VMs. O Suporte ao DirectX deve sair em breve também.
- Suporte à rede melhorado no Windows. Agora não é necessário mais configurar uma placa virtual no host e fazer compartilhamento da rede manualmente. Funciona mais rápido e tão simples quanto o VirtualPC.
- Agora é possível usar o mesmo disco em mais de uma máquina virtual (útil para cenários de preparação de imagens, por exemplo)
- Suporte à segunda geração de virtualização por hardware (Enhanced Nested Paging) em processadores Nehalem da Intel. Isso promete acelerar bastante as VMs, mas só está disponível nos processadores lançados no final de 2008 ou posteriores.
- Vários pequenos bugs corrigidos, dentre eles o que impedia o uso de Windows 2008 x64 como OS guest.
Enfim. VBox é uma boa opção pra quem quiser testar VMs x64 sem ter que reinstalar o SO Host.
Até logo!
Comentários
Postar um comentário