Bluetooth no Windows Server 2008

Olá,

para começar bem o ano, uma dica importante para os Windows Truly Power Users. Sim, essa dica vai para os verdadeiros usuários avançados do Windows que conhecem bem o sistema que usam, e não apenas aqueles que usam o sistema operacional simplesmente porque veio com o computador e é bem mais fácil de usar do que os concorrentes.

Quem usa bem o Windows acaba preferindo o Windows Server como sistema operacional para uso do dia-a-dia, justamente pelos recursos avançados que ele oferece (Terminal Services, Hyper-V, IIS de verdade, etc.).

Trocar o XP pelo Windows Server 2003 era relativamente simples, já que poucos recursos do XP não estavam disponíveis na versão server. Boa parte deles podia ser habilitada facilmente editando somente uma chave de registro ou alterando uma diretiva de grupo local. Migrar do Windows Vista para o Windows Server 2008 não é tão natural, já que até mesmo recursos básicos como um MP3 Player ou acesso à rede via wi-fi não estão disponíveis por padrão e precisam ser instalados separadamente. Pior: alguns recursos simplesmente não estão disponíveis nem mesmo como componentes opcionais, como é o caso do suporte a dispositivos Bluetooth.

Hoje consegui finalmente instalar o Bluetooth completamente no Windows 2008. Neste caso, completamente significa Bluetooth com AD2P, Rede PAN, ActiveSync, HID, etc… tudo. O segredo sempre foi bem simples: usar os drivers do Vista. No caso do 32 bit é tranquilo… mas no x64, foi necessário ainda seguir um procedimento a parte. Felizmente, encontrei na Internet, no site harbar.net (que é de um MVP!), um arquivo .ZIP com os arquivos já modificados para x64, o que facilita bastante o processo. Basta então descompactar e instalar os drivers manualmente. Obviamente, a assinatura dos drivers não bate, e você deve confirmar que deseja instalar drivers não assinados por sua conta e risco.

http://www.harbar.net/archive/2008/06/13/Enabling-Bluetooth-on-MacBook-Pro-and-Windows-Server-2008-x64.aspx

se você estiver tentando usar o Windows Server 2008 e encontrar problemas com algum recurso, procure no www.win2008workstation.com

Have fun!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Anônimo : Caro Vinicius,

desculpe por postar uma dúvida aqui, mas, olhando seus artigos, mostra que é um grande conhecedor de scripts.
Eu gostaria de gerar um script pra apagar arquivos antigos. Olhei seus exemplos mas, gostaria de saber se consigo fazer isso com um batch, por exemplo:

deletar todos os arquivos de 10 dias atrás.

Desde já agradeço.

PH. [6/1/09 23:04 - link]