Iniciando o SQL Server Express via linha de comando

Olá,

aqui vai uma dica para os desenvolvedores que seguem meu blog de alguma forma.

Se você é desenvolvedor, no Windows, provavelmente já se deparou com o problema de ter que instalar uma edição do SQL Server em sua própria máquina. Eu não gosto muito dessa idéia por alguns motivos:

  1. Embora usemos strings de conexão para configuração de acesso a dados, o banco na mesma máquina pode mascarar alguns problemas se você não souber direito o que anda fazendo.
  2. O SQL Server instalado na máquina de desenvolvimento pode deixar ela mais lenta se você esquecer ele ligado com um banco grande e não tiver usando o banco.

Por outro lado…

  1. Usar o banco em uma máquina virtual pode deixar as coisas mais lentas ainda, especialmente se você não tiver muita RAM.
  2. Configurar uma VM só com o banco para subir um projeto simples para testar alguma coisa parece trabalho demais também.

A saída que eu encontrei na minha máquina de desenvolvimento foi instalar ele, mas deixar o serviço com startup manual e subir o serviço somente quando necessário. E para fazer isso, aqui vai meu one-liner:

sc query mssql$sqlexpress

e

sc start mssql$sqlexpress

Troque o start por um stop e o efeito será o contrário. Vale lembrar que o comando sc serve para manipular outros serviços também, e responde bem mais rápido que o SQL Server Configuration Manager e o utilitário services.msc. Basta executar estes comandos dentro de um console com direitos administrativos e vc terá o SQL Server Express rodando em segundos… tão rápido quanto subir um processo do PostgreSQL ou do SQLite.

Categorias dessa postagem: ,

Comentários