Adeus WinRAR. Welcome 7-ZIP

Hoje consegui um argumento interessante para não usar o WinRAR mais. Um amigo meu me apresentou o 7Zip, um utilitário open source para manipulação de arquivos compactados no Windows.

Quando instalei, nenhuma novidade. A interface é bem simples, a integração com o shell falha no Windows 7 em usuário não-admin, mas por mim tudo bem. Tenho que me acostumar com menos opções no botão direito: de maneira geral, menos integração no shell, mais estabilidade.

Hoje, me convenci a nunca mais instalar WinRAR: ele abre arquivos VHD diretamente, como se fosse um arquivo compactado qualquer. O Windows também faz isso, mas exige que o VHD seja importado como um disco dentro do gerenciador de discos (diskmgmt.msc) e, portanto, que o usuário seja administrador da máquina. O 7Zip não precisa nem ser instalado no computador. Além de VHD, abre ainda ISO e MSI. Bacana e simples.

Para quem quiser testar, aqui vai o link: www.7-zip.org.

Recomendo que desativem a integração com o shell. Mais bibliotecas carregadas com o shell, mais acoplamento, e se alguma delas tiver sido desenvolvida com pouco carinho, menos estabilidade. Não é o caso do 7Zip, mas fica a dica.

Categorias dessa postagem:

Comentários