Diminuindo o tempo de boot do Windows

Análises de desempenho que não levam em consideração todo o funcionamento do sistema tem grandes chances de chegar a conclusões erradas.

Não sou só eu que penso dessa forma. Qualquer pessoa que já enfrentou o trabalho de tornar sistemas que ficaram lentos em sistemas rápidos já viu isso: quando se olha somente para uma parte do sistema, boas oportunidades são perdidas.

Acabo de ler um ótimo artigo sobre como você pode melhorar o tempo de boot do Windows. Um bom começo para a análise é tentar descobrir o que acontece durante todo o processo de inicialização. É possível ver gráficos assim:

1.1-holy-crap-long-boot

O artigo não descreve exatamente o que fazer para melhorar, mas é um ótimo exemplo de análise observando o todo. Há também dicas sobre onde obter mais informações sobre o BootVis, programa que ele usou para tirar um retrato do que acontece na inicialização.

Muita gente enxerga o Windows com uma caixa preta, mas isso reflete a falta de informação das pessoas com relação ao SO. Usuários Linux se interessam muito mais sobre o funcionamento dele do que os usuários Windows. Uma outra boa dica de leitura para entender melhor como o Windows funciona é o Windows Internals, do Russinovich.

Categorias dessa postagem:

Comentários