Dicas para máquinas virtuais – Parte 1

Olá,

algumas dicas aleatórias sobre máquinas virtuais:

VM do Visual Studio 2010

Para quem baixou a VM para estudar o Visual Studio, fica a dica: configure a memória do SQL Server que vem instalado. Ele está com a configuração padrão, e vai usar toda a memória disponível. Baixe para algo entre 128 e 1024 Mb de RAM, dependendo da quantidade total que você deixou para a VM e para o host. Apenas não deixe a configuração padrão.

Para quem quiser estudar, é possível baixar uma VM com o VS2010 RC instalado, além do SQL Server e Office. O link é esse:

AHCI em máquinas virtuais

Se você estiver usando uma VM com Vista, Windows 7, 2008 ou 2008 R2, é bem mais fácil configurar a VM para usar o driver AHCI ao invés do IDE padrão. A vantagem é que o acesso a disco da VM fica mais rápido (nos meus testes, algo da ordem de 20%) se você configurar o software de virtualização para usar uma controladora SATA (ou SCSI) ao invés da controladora IDE.

Para fazer isso, basta alterar o valor HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\msahci\Start com o valor 0. Veja:

image 

Feito isso, basta reiniciar a VM e configurar o software de virtualização para usar SATA ao invés de IDE (Hyper-V, VMWare e VirtualBox suportam isso, enquanto VirtualPC e derivados não).

Categorias dessa postagem:

Comentários