Reiniciando processos com VBScript e WMI

Olá,

acabei de desenvolver um pequeno script para reiniciar processos, e resolvi publicar aqui. Fiz porque há um problema intermitente com o meu computador que faz com que o scroll do touchpad pare de funcionar aleatoriamente, sem motivo aparente, após algumas sequencias de hibernação/reinicialização. Não descobri ainda, o motivo, mas fiz um script que contorna o problema, fechando todas as instâncias dos programas responsáveis pelo touchpad e abrindo logo em seguida.

Enfim, esse é um script para relembrar os velhos tempos. Faz um bom tempo que não escrevo nada sobre VBScript, que ainda é e vai continuar sendo uma das principais ferramentas para automação no Windows. O Script abaixo reinicia tudo que começa com ap, o que pode ser visto na query WQL na terceira linha.

set objShell = WScript.CreateObject("Wscript.Shell")
Set objWMIService = GetObject("winmgmts:{impersonationLevel=impersonate}!\\.\root\cimv2")
Set colProcess = objWMIService.ExecQuery("Select * from Win32_Process WHERE caption LIKE 'ap%'")
for each process in colProcess
processPath = process.ExecutablePath
process.terminate()
objShell.run """" & processPath & """"
next
WScript.echo "Processos reiniciados."

Até logo!

Technorati Tags: ,

Categorias dessa postagem: ,

Comentários

Anônimo : Olá Vinícius!!
Achei muito interessante esse exemplo.
Me deixou até uma curiosidade... Como fazer pra parar/pausar um processo usando vbs??

Será que voçê pode me tirar essa duvida? [14/1/08 14:58 - link]

Anônimo : Boa tarde Vinícius, gostaria de saber se tem algum script em VBS para listar arquivos de vários micros em rede.

Grato [24/9/08 15:57 - link]

Anônimo : Olá Vinícius!
gostaria de saber como fica se caso necessite de verificar se um serviço q foi derrubado possa ser reiniciado via script

Grato. [18/11/08 11:38 - link]

Vinicius Canto : Olá,


você não pode definir a ação que vai ser tomada em caso de falha no serviço na própria interface de configuração que o Windows oferece? [18/11/08 23:38 - link]

Alex rodrigues : Ola vinicius te conheci ontem pela internet tava procurando uma solução e estou procurando ainda queria ver c vc poderia me ajudar sou leigo pra caramba ainda em script eu gostaria que vc me ajudasse com um script que verificava se tal processo esta rodando c sim ficava de boa se nao ele executava o processo
alex.assistenciatecnica@hotmail.com
tenho 18 anos e gostaria mto da sua ajuda. [11/12/09 21:00 - link]

Anônimo : Bom dia galera, tem como vcs me informarem se tem um script para colocar nos aps que eu tenhu para eles reiniciarem todo dia? [10/2/10 11:31 - link]