Desligar computadores na rede: mais um truque

Olá,

já postei algumas formas de como ligar e desligar computadores aqui no blog. A grande maioria delas envolvia scripts, listas de computadores para serem desligados e tudo mais. O que eu vou apresentar agora é um velho conhecido, o comando shutdown, nativo desde o Windows XP se não me engano, mas presente no Resource Kit desde o Windows 2000. Corrijam-me se eu estiver enganado quanto às versões.

O comando shutdown permite desligar computadores pela linha de comando. O que poucas pessoas conhecem é o parâmetro -i, que mostra uma interface gráfica. Nela, é possível configurar como vai ser o desligamento, listas de computadores, tempo limite e uma opção para documentar o motivo do desligamento.

A grande facilidade é poder copiar e colar uma lista de computadores na janela. Pode ser mais rápido do que criar um script se você precisar desligar determinados computadores uma única vez. Essa dica retoma uma velha discussão: vale a pena fazer script sempre? Eu digo que não.

Scripts não são a panacéia dos administradores e nem sempre são a melhor escolha. Como eu comentei, pode não ser necessário criar um script para desligar uma lista de computadores. Por outro lado, se você repetir essa tarefa, eu recomendaria pensar em um script para trabalhar por você. Seres humanos são capazes de pensar... e não é interessante desperdiçar tempo com tarefas repetitivas.

Bom, por hoje é só. Experimente o shutdown -i ao menos uma vez para ver do que ele é capaz.

Até logo!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Anônimo : Cara, mto legal !!
Valeu a dica !! [30/7/07 23:45 - link]

Vinicius Canto : Obrigado! [31/7/07 08:12 - link]

Bruno S. Filizola de Faria : Cara parabens mesmo muito bom, estava lendo um tuto seu aqui de scripting para iniciantes, meus parabens....
Devo dizer que aprendi muito com os seus artigos..
Abraço. [24/10/07 17:37 - link]

Anônimo : mto lol...
se foçe uzar eças habilidades para o mal, eu poderia desligar todos os computadores de rede, da minha escola...xD

boadica emh!! [26/10/07 21:09 - link]

Vinicius Canto : Bruno:
Por nada! Espero continuar tendo tempo pra escrever coisas legais feito essas =)

Gabriel:
Se o ambiente for bem gerenciado, você não poderá fazer muita coisa. Por padrão, só administradores podem desligar computadores remotamente.

[]s,

Vinicius [28/10/07 11:37 - link]