Coisas recentes sobre Powershell

Navegando, como sempre, encontrei coisas interessantes sobre o PS que eu gostaria de postar aqui. São 3 posts no blog oficial do Powershell, com dicas muito interessantes:

A função QL

Simples, mas útil. A idéia é criar uma função que retorna um vetor com todos os parâmetros da função.

Assim:

$a = ql Vinicius Rafael Mani Vania

vai retornar um vetor com 4 elementos, na variável $a. Isso simplifica a criação do vetor, que no Powershell poderia ser feito assim também:

$a = @('Vinicius','Rafael','Mani','Vania')

A diferença? Nenhuma. A primeira é mais rápida de digitar, só isso... a segunda, é 16 vezes mais rápida pra ser executada, em média. Pra usar manualmente, é legal... até porque ninguém cria vetores de 1000 posições com as próprias mãos. Mas usar em scripts que criam vetores várias vezes pode não ser uma boa idéia.

O post original pode ser visto aqui.

Start-Demo

Aqui vai uma dica pra quem dá palestras e pretende usar o Powershell pra mostrar alguma coisa. Jeffrey Snover, a pedido de um assistente do próprio BillG, criou um script para facilitar a vida de quem for dar palestras e precise digitar comandos manualmente. Extremamente interessante, e vou usar.

Segue o link.

Functions x Filters

No link abaixo, há uma demonstração de outro recurso muito legal do Powershell: os Filtros. A diferença entre um Filtro e uma Função, durante o processamento de uma linha com vários redirecionamentos (pipes), é que o Filtro processa cada elemento assim que o receber pelo pipe. A função, por sua vez, espera receber todos os objetos pelo pipe, coloca em um vetor, e processa um a um.

http://blogs.msdn.com/powershell/archive/2007/03/04/slowing-output.aspx

Bom, por hoje é só! Até mais!

Categorias dessa postagem:

Comentários