Aumentando o tamanho da janela do PowerShell dinamicamente

Essa é uma dica rápida. Ando meio sem tempo ultimamente, mas essa daqui eu preciso postar. Ainda tenho uns 3 posts bacanas pra postar aqui de dúvidas que ando recebendo por e-mail, mas falta tempo pra sentar e escrever com calma. Uma hora sai.

A dica é bacana: será que tem como aumentar o tamanho da janela do PowerShell, via script? Tem.

Porque isso é útil? Imagine que você está fazendo algum script que exibe o status de um servidor exchange, ou um relatório com uma lista de usuários bloqueados com alguns detalhes. E vai fazer isso para um time de TI usar. Normalmente tabelas no PowerShell aparecem (via format-table) de forma resumida. Você pode usar format-table * para exibir todos os campos, mas ele formata sabendo da largura máxima (80 caracteres por padrão, se não me engano).

Você pode resolver isso editando as propriedades da janela, clicando com o botão direito e aumentando o tamanho do buffer da janela (e opcionalmente o tamanho da janela em si).

O que eu encontrei ontem, a pedido do Heitor, grande amigo meu, é uma forma de fazer isso via script. Assim, dentro do script você pode mudar o tamanho da janela e usar quantas colunas quiser no format-table. Veja:

$bs = $host.ui.RawUI.BufferSize; $bs.Width=500; $Host.UI.RawUI.BufferSize = $bs
dir | format-table * -autosize

Se quiser, use o autosize com o format-table para ajustar a largura automaticamente. E altere a largura conforme necessário.

Bom, é isso. Até a próxima!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Felipe Mororo : Estava horas procurando uma solução meu script que estava quebrando o caminho dos instaladores em duas linhas, realizando o comando passado para aumentar o comprimento da janela foi a solução definitiva!
Muito obrigado! [21/5/17 19:24 - link]