O Windows Installer é o componente utilizado pela Microsoft e recomendado para a criação de instaladores para Windows. Ele é importante na remediação porque alguns dos problemas podem acontecer não por causa de uma aplicação incompatível, mas por um instalador que não funciona completamente.
A determinação do tipo de problema (instalação, tempo de execução) é uma das primeiras tarefas com uma aplicação, seja desktop seja web. O funcionamento do Windows Installer é importante para o diagnóstico, e saber obter informações sobre a instalação, mais importante ainda. Veja a seguir algumas dicas importantes:
Habilitando logs completos
Para poder gerar logs completos de todas as atividades envolvidas durante a instalação, você pode usar um parâmetro da linha de comando que torna possível controlar quais atividades e como elas serão gravadas em disco. O comando msiexec /? mostra todas as opções disponíveis, mas a /L acompanhada do caminho para o arquivo de log (que pode ser relativo) é a mais importante. No exemplo a seguir, o log é gerado com todas as informações (parametro *) e de maneira detalhada (parametro V).
msiexec /i "C:\MyPackage\Example.msi" /L*V "C:\log\example.log"
É possível ainda, usando o parametro ! forçar com que cada linha seja gravada no log de maneira síncrona. Isso é especialmente útil nos casos em que a instalação e o msiexec são interrompidos de maneira abrupta, como uma falha na instalação que derrube o serviço do Windows Installer ou uma tela azul, por exemplo.
Habilitando logs de maneira global
Uma outra dica importante pode ser configurar o serviço do Windows Installer para gerar sempre logs no modo detalhado que foi descrito acima. A maneira mais simples de fazer isso é configurar a chave de registro Logging com o valor VoiceWarmup no registro.
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Installer
Caso queira saber mais, consulte o link http://support.microsoft.com/kb/314852
Easter Egg Advice: VoiceWarmup são apenas duas palavras que podem ser geradas configurando todas as opções de log... Nada de mais :-)
Por se tratar de uma chave que pode ser controlada por meio de uma GPO, em alguns casos você pode ter de configurar as permissões desta chave para negar escrita a todos usuários, inclusive a conta LocalSystem, para impedir que a GPO volte a chave ao valor original. Se precisar automatizar, lembre-se do utilitário SubInAcl.
Interpretando e lendo logs do Windows Installer
E agora, com os logs, o que fazer?
Se você já tiver tabalhado antes com troubleshooting, apenas leia de trás para frente e procure informações que chamem a sua atenção. Seu bom senso vai ajudar mais que qualquer conselho.
Caso queira aprofundar ainda mais, sugiro a leitura do link a seguir, que contém várias informações sobre como interpretar as mensagens do log, categorias de mensagens, entre outros. Extremamente útil.
Enfim, por hoje é só. Vamos em breve continuar explicando problemas que podem ser resolvidos investigando MSIs e instalações com falha. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Anônimo : Muito bom esse post,me ajudou muito,ótimo blog cara! [13/6/16 19:54 - link]