Vinicius no TechED: sites de alto desempenho

Olá pessoal,

por conta da correria, acabei não avisando ninguém que me segue aqui no blog que eu iria dar uma palestra no TechEd 2010, sobre técnicas de otimização de front-ends para sites de alto desempenho. Em todo caso, acho que pouca gente pagaria inscrição no TechEd só pra me ver =).

Agora as respostas para as perguntas:

Onde foi parar sua palestra?

Ainda não gravei o video, mas já já divulgo. Por enquanto, segue o link do PPT para download.

Microsoft tem um CDN próprio ou só faço isso com a Akamai? Tem no Brasil?

Sim, o Azure. No Brasil tem CDN para ajudar na distribuição de conteúdo estático, mas o datacenter ainda não. Vale o teste. Uma dica interessante ainda sobre o mesmo assunto é usar um CDN público para scripts Javascript. Conheço o da MS e do Google. É simples: ao invés de hospedar JQuery ou Prototype em casa você pode somente apontar para o CDN público. Você economiza banda e seus usuários agradecem, já que há uma grande chance deles já possuirem isso em cache.

Como eu faço para configurar o cache de objetos individualmente no meu web server?

Aqui. Se for Apache, veja aqui. Se não for nenhum dos dois, procure em algum site de busca. =)

Onde posso encontrar mais info a respeito?

Recomendo três livros: High Performance Websites, o Even Faster Websites e o Ultra Fast ASP.NET. O primeiro é de 2007, mas vale a leitura por ser bem amplo e ter ainda várias dicas que podem ser usadas, mesmo considerando que os browsers evoluiram. O segundo vai mais fundo em otimização de CSS e Javascript, e também vale a leitura. O terceiro é mais focado em ASP.NET, mas vale a pena se você prefere livros estilo cookbook. Tem outros ainda do Stoyan Stefanov que eu queria ler, mas não consegui tempo ou não consegui encontrar ou não foi lançado ainda. Devem ser bons também.

E o tal video que você ia mostrar?

Aqui. É um video muito bom, uma animação criada para ilustrar como funciona o envio de pacotes após o estabelecimento de uma conexão TCP/IP. É bacana notar por exemplo como funciona o processo de slow start e o tamanho da janela de transmissão, que aumenta com o tempo até chegar ao ponto que vários dados são enviados e o cliente envia ACKs de vez em quando. Isso exemplifica o que eu falei na palestra: abrir conexões para cada objeto HTTP é custoso.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, é só chamar.

Vinicius

Categorias dessa postagem: ,

Comentários