Olá pessoal, tudo bom?
faz tempo que não escrevo por aqui. Segue uma dica bacana que encontrei agora pouco...
Muita gente fala mal do IE, certo? Pra grande maioria, porque é lerdo. Pra quem desenvolve, porque não segue padrões.
Quem já tentou criar páginas e XHTML com CSS dentro dos padrões (infra também... quem já exportou um relatório do SQL, MOM ou SCOM em HTML) provavelmente já viu a página aparecer de um jeito no IE6, de outro no IE7, de mais algumas formas diferentes no IE8. Uma das causas raiz disso é a seleção errada do modo de renderização pelo IE. Na verdade, quem errou foi você ou o programa que gerou o código.
De forma bem simples, o modo de renderização foi a maneira encontrada pra manter compatibilidade com sites antigos nas versões mais novas do IE. Dependendo da página, ou o IE interpreta a página da forma correta, seguindo padrões, ou dá uma folga pra eles e finge ser um IE 6 ou 7. E se ele fingir ser um IE6 alguns divs saem do lugar, medidas são interpretadas de forma diferente, e aí o problema começa. Por outro lado, é esse algoritmo que faz a página do seu roteador dlink antigo continuar funcionando nos IEs novos.
No link a seguir tem uma explicação bacana do time do IE sobre como isso funciona. Vale guardar pra ler quando seus divs sairem do lugar.
http://blogs.msdn.com/ie/archive/2010/03/02/how-ie8-determines-document-mode.aspx
O curioso é que, ainda no começo do artigo, o autor diz que 26% dos sites analisados forçam o modo Quirks (antigo, mais lerdo que o standards, e razão de boa parte dos problemas), entre eles o Unibanco.com.br, bastante conhecido pelas terras tupiniquins.
[]s,
Vinicius
PS: não estou dizendo nada contra os Web Standards. É realmente garantir páginas iguais em todos os IEs e isso atrapalha… mas muitas vezes isso acontece é por falta de conhecimento mesmo.
Comentários
Postar um comentário