IE6, 7, 8 e os DIVs que saem do lugar

Olá pessoal, tudo bom?

faz tempo que não escrevo por aqui. Segue uma dica bacana que encontrei agora pouco...

Muita gente fala mal do IE, certo? Pra grande maioria, porque é lerdo. Pra quem desenvolve, porque não segue padrões.

Quem já tentou criar páginas e XHTML com CSS dentro dos padrões (infra também... quem já exportou um relatório do SQL, MOM ou SCOM em HTML) provavelmente já viu a página aparecer de um jeito no IE6, de outro no IE7, de mais algumas formas diferentes no IE8. Uma das causas raiz disso é a seleção errada do modo de renderização pelo IE. Na verdade, quem errou foi você ou o programa que gerou o código.

De forma bem simples, o modo de renderização foi a maneira encontrada pra manter compatibilidade com sites antigos nas versões mais novas do IE. Dependendo da página, ou o IE interpreta a página da forma correta, seguindo padrões, ou dá uma folga pra eles e finge ser um IE 6 ou 7. E se ele fingir ser um IE6 alguns divs saem do lugar, medidas são interpretadas de forma diferente, e aí o problema começa. Por outro lado, é esse algoritmo que faz a página do seu roteador dlink antigo continuar funcionando nos IEs novos.

No link a seguir tem uma explicação bacana do time do IE sobre como isso funciona. Vale guardar pra ler quando seus divs sairem do lugar.

http://blogs.msdn.com/ie/archive/2010/03/02/how-ie8-determines-document-mode.aspx

O curioso é que, ainda no começo do artigo, o autor diz que 26% dos sites analisados forçam o modo Quirks (antigo, mais lerdo que o standards, e razão de boa parte dos problemas), entre eles o Unibanco.com.br, bastante conhecido pelas terras tupiniquins.

[]s,

Vinicius

PS: não estou dizendo nada contra os Web Standards. É realmente garantir páginas iguais em todos os IEs e isso atrapalha… mas muitas vezes isso acontece é por falta de conhecimento mesmo.

Categorias dessa postagem: ,

Comentários