Renomeando um milhão de arquivos

Olá,

depois de muito tempo sem sescrever, resolvi ressucitar meu blog. Peço desculpas e vou mandar, logo de cara, 3 dos ítens que eu coloquei na minha lista de “coisas importantes que precisam ser salvas no blog”.

A primeira delas vai agora. Essa dúvida me chegou por email, e achei curioso porque resolvi um problema similar no serviço meses atrás.

Suponha que você tem um diretório com nomes de arquivo corrompidos. Você só sabe que todos eles são arquivos .png, mas as extensões foram trocadas para nomes aleatórios. Você gostaria então de renomear tudo para .png, de uma vez só.

Usando Windows PowerShell

dir | % {ren $_ ($_.name.substring(0, $_.name.length-4) + '.png' ) }

O primeiro comando, dir, obtém uma lista de arquivos do diretório atual e passa objetos (não texto!) para o próximo comando no pipeline. O próximo então (o % significa foreach-object) executa o bloco (entre { e } ) para cada um dos ítens. Nesse caso, o comando rename passando o nome ($_) e o nome novo ($_.name.substring(0, $_.name.length-4) + '.png' )

Até a próxima!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Anônimo : E aí Vinícius, blz?

Aqui éo galante... por onde vc anda?

abraços! [4/11/08 17:22 - link]

Vinicius Canto : Fala Galante, tudo bom?

To trabalhando, vivendo, morando, comendo e dormindo em SP =).

E vc?

Me caça aí no msn ou gtalk que eu to vivo ainda!

[]s,

Xis [17/11/08 21:55 - link]

Anônimo : Olá Vinicius..
Estou precisando de algo tipo esse script que você escreveu, mas preciso de alguns detalhes diferentes, queria saber se você poderia me ajudar, por favor.
Tenho 5 servidores e as vezes preciso apagar a pasta de perfil de um usuario dos 5 servidores. PRecisava de um script que eu colocasse a matricula do usuario e ele automaticamente ja apagasse nos 5 servidores. Tem como isso? Muito obrigado pelo apoio [20/11/08 14:15 - link]