Habilitando VT em notebooks VAIO da Sony

Olá,

não gosto muito de fugir do assunto scripting no meu blog sobre scripting. Esse é o principal motivo pelo qual eu penso em criar mais dois blogs, um para assuntos diversos e outro em Inglês. No entanto, esse é um post especial e que merece atenção, principalmente para consumidores que compraram notebooks da Sony.

Adquiri um Sony Vaio no começo deste ano e fiquei muito feliz: meu primeiro notebook, computação móvel (ou computação dependente de tomadas), etc. O notebook em si é muito bom, extremamente rápido, bastante memória, tela legal. No entanto, uma coisa me deixou extremamente chateado: embora o processador do notebook suporte a tecnologia de virtualização por hardware (Intel VT, processador Intel Core 2 Duo T7200), a Sony simplesmente desativa este recurso em todos os seus notebooks. Eu não recomendo Sony Vaio para nenhum Power User. Quem gosta mesmo de computação e usa o computador ao extremo, não compre.

Eu uso o VT simplesmente porque gosto de testar SOs, várias combinações de Windows, máquinas virtuais e scripts. Como eu não estou trabalhando, é uma forma rápida de "criar"e testar scripts em "grandes" ambientes corporativos.

Entrei em contato com o suporte nos EUA e tudo que me disseram é que a Sony não suporta e não vai suportar VT. Cheguei a pedir para conversar com outras pessoas de lá, mas tudo que consegui foi um não. Argumentei que precisava deste recurso, que foi um dos motivos pelos quais eu comprei um T7200 foi esse. Nada de conversa. Empresas que não dão valor aos clientes normalmente dão essa resposta.

Comecei minha busca pela Internet. Pesquisei bastante sobre como funciona o processo de boot, sobre o VT, sobre BIOS e tudo mais. Cheguei a encontrar resultados legais sobre isso, mas nada desenvolvido até então. Dentre as várias possibilidades de alteração, a mais segura é a alteração da NVRAM, que, ao menos em tese, não inutiliza o computador em caso de falha. Tudo que eu precisava fazer era localizar na NVRAM o local onde a BIOS do meu notebook gravaria o valor "VT enabled" e mudar ele pra 1 de alguma forma. Outra alternativa, mais arriscada, seria criar um patch para a BIOS, localizando e pulando a instrução que oculta a opção do VT. Essa alternativa, entretando, pode inutilizar o computador se o patch não for bem feito.

Usando um serviço do Google (Google Alerts), coloquei ele para procurar todos os dias na Internet por "Enable VT VAIO". Hoje veio uma resposta diferente. Alguém conseguiu a primeira solução. Testei e funcionou. Por enquanto, só há resultados válidos para notebooks Sony da série SZ, mas creio que é questão de tempo para aparecer soluções semelhantes para as séries AR, FZ e todos os outros.

Isso mostra o quanto a Sony está errada. Agora sim comprar um Vaio parece ser algo interessante. No entanto, não recomendo Vaios mais justamente pelo descaso do suporte.

Para os menos "computadorizados", resolvi pegar o texto e postar em português. Veja abaixo como ativar o VT no seu Vaio. O original pode ser visto aqui.

Aviso: Embora esta seja uma tarefa simples, eu não me responsabilizo por nenhum problema que venha a ocorrer. Teste por sua própria conta e risco.

Como a maioria de vocês já deve saber, a Sony decidiu por desabilitar o VT por padrão em todos os modelos de VAIO, como pode ser visto no artigo do KB C381809. Aqui vou mostrar como ativar o Intel Virtualization Technology (FAQ) e o AHCI em um VAIO SZ.
Antes de tentar a modificação, certifique-se de que a BIOS no seu SZ está atualizada com a última versão: R0112N0 para notebooks com processadores da série Napa ou R0101S5 para notebooks com o processador Santa Rosa. Se você receber um erro enquanto tentar atualizar a BIOS no XP ou Vista, certifique-se de ter instalado todos os drivers e utilitários da Sony. Isso fará com que o programa que atualiza a BIOS reconheça seu modelo de notebook. Drivers e utilitários para vários modelos podem ser encontrados em threads sobre instalações limpas do Windows neste fórum.

NOTA DO VINICIUS: eu tive que atualizar minha BIOS. Curiosamente, o site da Sony só exibe o update da BIOS PHBSYS-01041231-UN.exe. O link que o autor coloca é de um ftp da Sony do Japão, e o update, o arquivo PHBSYS-01041232-UN.exe é compatível com meu notebook.

Os únicos ítens que você vai precisar, além do notebook, é um drive de disquete e um disquete de inicialização do DOS. Você pode também testar o método usando um CD-R com um disco de inicialização do DOS ou um pendrive bootável. No entanto, eu não testei isso

NOTA DO VINICIUS: Eu testei com um cd bootável com uma imagem do DOS e funcionou. O único problema é lembrar de gravar os programas abaixo no CD ou em uma partição FAT/FAT32 do HD.

Instruções:

  1. Faça o download do programa symcmos e copie-o em seu disco de inicialização. Este programa será utilizado para modificar as configurações da sua Phoenix BIOS. Baixe também um editor de texto para MS-DOS (aqui: DOS text editor) e copie-o para o disco de forma que seja possível editar o arquivo no DOS. NOTA DO VINICIUS: eu copiei a versão de 16 bits do VIM, mas é possível editar no Windows em outro computador também.
  2. Entre na BIOs pressionando F2 durante o startup, ou quando o logo do VAIO aparecer, e resete as configurações padrão de fábrica. Salve e reinicie.
  3. Volte à BIOS e habilite o boot por dispositivos externos. Salve e reinicie. NOTA DO VINICIUS: não é necessário esse passo. Basta pressionar ESC durante o boot e escolher um dispositivo para iniciar o computador. No meu caso, fiz isso e escolhi o CD-Rom.
  4. Inicie usando o disco de inicialização e, no prompt, digite "symcmos -v2 -lDefault.txt", sem aspas. Note que não há espaço entre o parâmetro l (L, minúsculo) e o nome do arquivo. Isto vai criar uma cópia literal da tabela de símbolos da sua NVRAM chamado Default.txt com as opções atuais da sua BIOS.
  5. Use o editor de texto DOS (ou reinicie e altere o arquivo que está no disquete dentro do Windows, com seu editor preferido) para alterar o arquivo gerado Default.txt. Mude as linhas abaixo e salve com algum outro nome no disquete.(como por exemplo, modified.txt):

    Para SZs modelo Napa - BIOS Versão R0112N0

    Para habilitar o AHCI: (015C) [0000] ---> (015C) [0001]
    Para habilitar o VT-x: (0354) [0000] ---> (0354) [0001]

    Para SZs modelo Santa Rosa SZs, mais recentes - BIOS Versão R0101S5
    Para habilitar o AHCI: (0189) [0000] ---> (0189) [0001]
    Para habilitar o VT-x: (02F1) [0000] ---> (02F1) [0001]

    NOTA DO VINICIUS: para quem não entendeu, basta localizar a linha à esquerda e trocar para a linha da direita. Basta trocar o [0000] para [0001]. Easy!
  6. Volte ao prompt (ou inicie o notebook novamente) do DOS e digite "symcmos -v2 -uNameOfModifiedFile", sem aspas, e reinicie. Isto vai gravar as configurações modificadas na NVRAM. Terminado!
  7. Notas:
    Para testar se o AHCI está habilitado, você vai ver uma tela azul quando o Windows XP e Vista. Isso ocorre porque os drivers para AHCI não são instalados no SO por padrão. Você vai precisar instalar os drivers AHCI na sua instalação atual. Use o Google para instruções de como fazer isso no XP ou leia isto para fazer o mesmo no Vista.

    NOTA DO VINICIUS: outra alternativa: não habilite o AHCI no seu notebook. =)

    Para testar o VT-X, faça o download do vt.iso (use o salvar link como no seu navegador) e grave com o IMGBurn. Inicie o micro com este CD e ele vai informar se o VT está habilitado ou não. Você pode também gravar o Securable no Windows e salvar em um CD-R.

    NOTA DO VINICIUS: se você preferir, instale e abra o Microsoft Virtual PC. Na opção ajuda, sobre, você encontra essa informação.

    Se você não tiver um floppy USB, também pode ser possível habilitar o VT-x e o AHCI usando um CD bootável do DOS, mas eu ainda não testei. Você vai ter que gravar no disco as modificações. No entanto, eu tenho somente as configurações do Napa R0112N0 para compartilhar. As configurações padrão do Napa estão anexadas, e você pode ediar por si mesmo. NOTA DO VINICIUS: não é obrigatório gravar no CD não... basta alterar no DOS e gravar diretamente na NVRAM. Foi o que eu fiz.
  8. Para reverter as configurações anteriores, você tem três opções:
    1. Entre na BIOS e resete para as configurações padrão.
    2. Use o comando symcmos e a flag -u flag para escrever as configurações padrão que você salvou anteriormente como Default.txt novamente na NVRAM.
    3. Pior caso, se o seu notebook não passar nem do POST: abra seu notebook  e remova e coloque novamente a bateira da CMOS, que fica localizada perto da placa WLAN.
    Muito do crédito desta descoberta vai para "bfroemel" por postar este método no VMware forum; Eu estou apenas sumarizando aqui e especializando para o SZ da Sony. NOTA DO VINICIUS: o mesmo vale para mim, que só traduzi o howto.

Pronto! VT para todo mundo! E pensem duas vezes ao comprar notebooks de uma empresa que não ouve seus clientes.

Categorias dessa postagem:

Comentários

Sergio Eurico : Vou testar aqui... Ah, o link pra baixar é ftp://ftp.supermicro.com/utility/Phoenix_bios_utility/SYMCMOS.EXE

Abraco [26/9/08 23:41 - link]

Anônimo : Ola vinicius, tenho esse problema tambem com um sony vaio Cr520, consigo sucesso em habilitar o intel-vt? =/ nao acha nada que me explique. [2/12/08 17:11 - link]

Vinicius Canto : Olá,


sugiro tentar o mesmo procedimento, mas procurando antes no link do site que eu mandei por outros casos de sucesso com a mesma versão de bios que vc. Tem gente lá que já desbloqueou os SZs (maior taxa de acerto), TZ, AR, AW, Z e outros modelos menos comuns. CR eu não vi, mas se a versão da BIOS bater, pode ser que dê certo.

[]s, [3/12/08 23:04 - link]

Anônimo : Ola Vinicius, parabéns pelo blog.
Você poderia me informar o ftp da sony japan, para ver se tem o update das bios da minha maquina
um fz21s.
Valeu. [20/3/09 06:48 - link]

Anônimo : Pessoal antes de tentarem alguma coisa na bios dos seus notebooks dêem uma olhada no site da intel e prestem atenção que mais que bios, chipset e processador para usar o intel VT. Olhando isso testei com outros sistemas operacionais 64 bits. E advinhem, funciona sem problemas =D. Usei o live cd do ubuntu para ver se o vt estava ativado e instalei o windows server 2008 com o hyper-V. O intel VT vem ligado por padrão é o vista home premium que bloqueia de alguma forma depois do boot. Meu vaio é o CR-520E. Espero ter ajudado. [22/3/09 11:15 - link]

Léo : Obrigado pela cuidadosa tradução.
O link do post original parece ser este agora: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=189228

Atualizar a BIOS pelo XP não foi tão simples mas foi possível extraindo manualmente o executável que é baixado do site da Sony.

Um abraço! [23/3/09 00:25 - link]

Silvio Frazão : Consegui !!!!
Coloquem ai para habilitar o VT do VGN-CR520E(R3041Q0):


5BB 0000 -> 5BB 0001

Agora posso rodar meu Xen e Kvm.

Até
sffrazao@gmail.com [3/4/09 03:34 - link]

Silvio Frazão : Pessoal to com outra duvida para que serve o AHCI? como saber se esta ativo ou não na BIOS? [12/4/09 02:46 - link]

Arti : Olá Vinicius. Possuo um notebook Positivo Mobile V56 com processador Celerom M430 Yonah sem suporte a virtualização. Acontece que estou querendo trocar o processador pelo Core 2 Duo T7200 Merom que possuí suporte, só que a Positivo não pode me mandar uma atualização, pois disseram que "não pode ser modificado o sistema para não alterar as configurações padrões de fábrica". Mas acontece que antes disso, eu tinha falado com o suporte deles via telefone e o atendente confirmou que meu notebook suporta até o modelo T7600 do Core 2 Duo e não há necessidade de atualização de Bios. Pois bem, depois que enviei o email e recebi a resposta, fiquei na dúvida quanto ao suporte a virtualização. Procurando no Google, encontrei isto: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=189228, achei sua mensagem e fui redirecionado a sua página que tem a tradução muito bem explicada sobre a tal ativação da virtualização, mas só que em notebooks Sony Vaio. Sei que o fabricante da placa mãe do meu note é Clevo e o modelo é M550SE, só que não há download de bios no site deles. Será que você poderia me ajudar no caso de meu notebook? Obrigado antecipado por qualquer tipo de ajuda que puder me dar. [4/5/09 23:09 - link]

Unknown : Olá Silvio Frazão, eu possuo um VGN-CR520E com a mesma versão de BIOS (R3041Q0)
Seria possível dizer o procedimento feito para habilitar o VT nesse notebook, Comprei esse note, com a mesma intenção do que a do Vinícius e tbm levei essa surpresa.
Ficaria Grato se colocasse a solução no Blog e como fez
Até, Obrigado [7/5/09 03:19 - link]

gio : Olá, tambem tenho um VGN-CR520E e estou com o mesmo problema em habilitar o VT Mode, o unico lugar que fala nesse assunto para esse modelo é aqui. Se algume conseguiu habilitar o VT no VGN-CR520E passas as dicas, acabei de comprar esse not e não verifiquei isso antes, apenas verifiquei se o processador tinha essa tecnologia.
Valeu pessoal Obrigado!!! [9/10/09 13:09 - link]

Unknown : Olá Vinicius, tenho um Amazon PC Clevo m540je porém não sei identificar o bit que ativa o AMD-V, pode me ajudar? rodrigo_llopes@hotmail, te envio o cmos.sav...abraços [15/10/09 21:47 - link]

ANDRE RABELO : oi gente eu comprei um sony vaio modelo vgn ns220ak mais algumas funcoes da bios estao ocultas como faço para desbloquear isso e se eu fizer eu perco meus dois anos de garatia, obrigado desde de ja... [26/1/10 11:31 - link]

vinicius : ola, meu nom eh vinicius, sou o infeliz proprietario de um sony vaio vgn-fw455d, modelo canadense essa desgrama, e minha bios foi pro espaço depois de uam atualização para liberar virtualização nela. alguem conhece algum lugar q regrava a bios de vaio? pq sei q a placa ta perfeita e na assistencia da sony me falaram q tem q trocar a placa inteira e vai ficar em 1970 conto uma nova, compensa pelo precinho de 5700,00 q paguei nele mas palahaçada a sony travar isso com o windows 7 podendo rodar modo xp, desde q vc nao tenha um vaio
se alguem suber algum lugar de confiança q faz isso, agradeço mesmo sou de rib preto interior de sp bebessaterra@hotmail.com [9/3/11 15:25 - link]