Logoff do usuário via script

Olá,

um desconhecido (na verdade ele se chama Reginaldo Costa, mas eu não conheço) me perguntou por email como fazer para forçar o logoff do usuário via script. Encontrei este na Internet e resolvi postar aqui, dado que vários frequentadores deste site sugeriram que eu mesmo já modificasse alguns dos scripts que eu ensino.

A idéia básica é simples: há um script pronto no ScriptCenter que serve para desligar o computador, via WMI (logo, funciona tanto localmente quanto para reiniciar micros remotamente). Ele usa o método Win32Shutdown para fazer o serviço. O que pouca gente sabe é que esse método também pode ser usado para fazer o logoff do usuário. Basta trocar o valor da constante no início do script. Os valores possíveis podem ser encontrados aqui.

Não testei, mas deve funcionar.

Const LOGOFF = 4
strComputer = "127.0.0.1"  'aqui vai no nome do computador ou o IP
Set objWMIService = GetObject("winmgmts: {(Shutdown)}" _
 & "{impersonationLevel=impersonate}!\\" & strComputer & "\root\cimv2")
Set colOperatingSystems = objWMIService.ExecQuery _
 ("SELECT * FROM Win32_OperatingSystem")
For Each objOperatingSystem in colOperatingSystems
 ObjOperatingSystem.Win32Shutdown(LOGOFF)
Next

Categorias dessa postagem: ,

Comentários

Anônimo : Oi, trabalho em uma instituição de ensino, temos em toda sala de aula computador com OS xp profissional no domínio e datashow, por conta disso todos os professore tem um usuário e senha para ingressar no domínio, mas tem ocorrido muitos problemas durante o semestre devido os professores esquecerem as suas senhas, além disso trabalho no périodo da noite como mais um suporte técino, a faculdade é muito grade e temos que nos virar para atender todos os professores e os setores administrativo.

Gostaria que você tivesse uma solução!!

fazer um script!!

exemplo, ao ligar o computador subir o OS já com um usuário generico sem o professor ter que colocar sua senha, mas que estaja no domínio para carregar todo script da rede.

desde já agradeço!!!! [31/10/07 10:41 - link]

Vinicius Canto : http://www.microsoft.com/technet/sysinternals/Security/Autologon.mspx

[]s,

Vinicius [1/11/07 11:30 - link]