Exchange via Script

Um dos sistemas mais importantes da MS é o Exchange. O que pouca gente sabe é que ele também é um dos que mais podem ser automatizados.

O que significa, na cabeça do Vinicius, "poder ser automatizado" e porque o Exchange é um dos programas que mais podem fazer isso? Bom, essa é uma definição minha, nada séria ou oficial.

Ao menos pra mim, "poder ser automatizado" é a capacidade que um sistema tem de ser instalado, administrado e configurado usando técnicas para automação de tarefas como scripts, linha de comando, diretivas de grupo, etc. Essa característica é boa para se ter uma noção de qual software é bom para ser implantado em grandes ambientes. O motivo é simples: ambientes grandes normalmente são administrados usando essas técnicas para automação devido ao pouco tempo que os administradores possuem para cada recurso administrado. Além disso, sistemas que suportam bem a automação podem ser administrados por um número menor de pessoas, o que, no final, gera uma maior economia para a empresa.

Bom, onde entra o Exchange? Não sei dizer bem o porque, mas o Exchange é um dos sistemas da MS que mais tem suporte à scripting. Além da interface gráfica, ele possui também acesso via WMI, uma API para criação de ferramentas e, agora, Windows Powershell. Aliás, foi o primeiro sistema a criar, usando a API do Powershell, um prompt de comandos com cmdlets específicos.

Bom, para quem gosta de Exchange e quer aprender sobre scripting, encontrei 3 links interessantes que demonstram algumas tarefas usando VBScript e WMI.

Categorias dessa postagem: , , ,

Comentários

Anônimo : Muito legal o seu blog Vinicius, encontrei ele no google. Aprendi diversas coisas que me ajudaram no meu tabalho de graduacao. Rapaz estou com uma duvida, eu consigo bloquear acesso de escrita nas portas USB(dispositivos de armazenamento) nas estacoes de trabalho atraves do AD no Windows 2003 Server??

Se vc pudesse me dar um help rapaz!!

Meu e-mail e hugo.siqueira@hotmail.com

MUITO OBRIGADO DESDE JA
Hugo Siqueira [11/9/07 19:37 - link]