Lógica de Programação: porque é importante?

Olá,

acabo de ler um post interessante no blog de um suíço chamado Desmond Lee, sobre como trabalhar com arquivos gigantes (grandes mesmo... imagine um log com mais de 1Gb) no Windows Powershell.

Ao manipular arquivos grandes no Powershell, deve-se tomar certo cuidado. Ele pode facilmente acabar com a memória disponível caso o script seja mal feito.

Onde eu quero chegar com isso? Lógica de programação. Eu sou um dos defensores da idéia de que qualquer pessoa que trabalhe com um computador deveria aprender isso. Em especial os administradores de sistema que, no geral, programam muito mal.

Para ler um arquivo de vários gigabytes de informações seria muito mais simples trabalhar diretamente com VBScript ou mesmo C, que permitem que você abra e acesse posições aleatórias de um arquivo, sem precisar carregá-lo inteiro na memória. Aliás, até mesmo no Powershell é possível fazer isso, mas dá mais trabalho do que chamar o comando get-content. É algo bobo que, quem já programou um dia em qualquer que seja a linguagem, com certeza sabe.

Bom, fica então meu conselho: quando sobrar algum tempo livre, estude algo sobre programação, por mais que pareça inútil na sua área.

Até a próxima!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Anônimo : tem razao , otima ideia vou estudar logica de programacao [15/8/07 14:18 - link]

Vinicius Canto : =)

Mesmo para IT pros, vale a pena. Aliás, vale a pena pra qualquer um que se interesse mesmo por saber como um micro funciona...

[]s,

Vinicius [15/8/07 21:22 - link]