Instalando Softwares na Rede: Como instalar softwares nos computadores de uma rede sem muito trabalho

Olá,

Embora essa seja uma questão bem antiga, sempre aparece alguém nos fóruns perguntando. Resolvi então postar aqui, pra facilitar a vida de quem estiver buscando na Internet. A idéia não é explicar tudo de novo, mas reunir os melhores links que encontrei sobre o assunto.

Group Policy Software Installation - Help do Windows 2003 na Web

Melhores práticas sobre instalação de software via GPO

Post no fórum do Technet Brasil sobre o assunto, com relação à permissões

Também encontrei links com informações sobre instalação do Flash Player em redes, que costuma ser um problema mais comum ainda:

Página com detalhes sobre a instalação e remoção do Flash Player usando pacotes .MSI e parâmetros de linha de comando do próprio programa de instalação do software

 

A propósito, vem aqui meu comentário. Eu tentaria sempre, antes de qualquer coisa, instalar o software via GPO. É mais simples e dá mais controle pro administrador. Se não fosse possível obter um pacote MSI, partiria então para a criação de um script que instale o software e colocaria ele para ser executado como script de inicialização nas máquinas, uma vez que esse script roda com uma conta que possibilita a instalação de softwares. O script pode trabalhar com qualquer coisa que possa ser instalada usando somente uma linha de comando... o programa DEVE ter algum parâmetro que permita instalar sem exibir nenhuma mensagem, o que chamamos de instalação não-atendida.

Para ambientes maiores, é recomendável trabalhar em conjunto com o SMS, que tem essa e outras funcionalidades.

 

PS: Eu tinha outros links ainda, com mais detalhes. Tudo foi perdido durante a transição entre os sistemas de fóruns do Microsoft Technet.

 

Até mais!

Categorias dessa postagem:

Comentários

Unknown : "... o programa DEVE ter algum parâmetro que permita instalar sem exibir nenhuma mensagem, o que chamamos de instalação não-atendida."
Tenho que executar uma ferramenta automaticamente na rede porém ela necessita que seja selecionado um botão "ok". No entanto, o programa não possui nenhum parâmetro "unattended". Não tenho muita experiência com scripts. Portanto, antes de estudar mais a fundo, gostaria de saber se meu problema pode ser resolvido através desse meio. Grato.
( tiagodasilveira@gmail.com ) [16/5/07 15:39 - link]

Vinicius Canto : Sugiro tentar então criar um pacote .MSI e instalar usando as ferramentas do próprio Windows Server e AD.

Já tentou isso?

[]s,

Vinicius [18/5/07 00:00 - link]

Anônimo : Desculpe minha ignorância, mais eu fiz a algum tem atraz um curso de w3k, eu não lembro qual software q usamos no curso para tranformar softwares já instalados no pc em pacotes MSI, eu lembro que era com alguns "clic´s do mouse" pronto lá estava um arquivo .msi. Então minha pergunta é: Qual software uso para fazer essa transformação? [7/2/08 17:06 - link]

Anônimo : Preciso instalar o Spark na rede, e não consegui um modelo de script ou transformar o instalador que é exe em MSI se você puder me ajudar agradeço.

Elaine [24/6/08 12:04 - link]

Anônimo : Ai cara eu to precisando de um script pra instalar um programa em varios na rede usando um script de logon como tu mesmo falou que seria mais facil mas eu não acho nenhum tutorial de como fazer isso se tu poder me add no msn ou mandar teu email, o meu é marcelo.k3@hotmail.com

obrigado

Marcelo [5/8/08 18:03 - link]

Anônimo : Boa tarde,
Eu utilizo seguintes script para instalação de software na rede:

wshShell.Run "%COMSPEC% /c \\nome_do_servidor\Nome_da_aplicação"
Adiciona no Script logon via GPO [8/10/08 13:08 - link]

Levy : Prezado, gostaria de desinstalar a aplicação foxit das máquinas da empresa via arquivo .bat e instalar o adobe reader nas mesmas.
Você conseguiria me ajudar?
Desde já grato,
Levy Botelho da Hora
email: levy.botelho@gmail.com [18/1/11 08:54 - link]

Rebeca : Bom dia!

Alguém saberia dizer qual a extensão desse script que o Anônimo postou? Se é .vbs ou .bat?

wshShell.Run "%COMSPEC% /c \\nome_do_servidor\Nome_da_aplicação
Adiciona no Script logon via GPO" [26/1/11 08:49 - link]